quarta-feira, 6 de abril de 2016

Coluna Luiz Carlos Alborghetti: VIGILÂNCIA DE BAIRRO – PARTE 02: RECRUTAR VOLUNTÁRIOS

            “Todavia, ao receber manifestações de reconhecimento pelo trabalho que fizeram, algumas pessoas não só acham natural como esperam mais elogios”, é o que consta no livro “O Ponto de Partida da Felicidade”, de Ryuho Okawa.
            E é com base neste argumento que qualquer pessoa que aderir ao programa de vigilância de bairro deve agir. A fim de que as ações se concentrem dentro do campo externo – de combate ao crime – e distante do interno – que é a disputa pelo poder.
            Para, então, dar sequência à edificação do primeiro pilar. Que consiste em recrutar voluntários. Os quais devem estar entre os moradores, comerciantes, prestadores de serviço e todo aquele que tem um vínculo com o bairro.
            E, depois, estabelecer uma agenda pontuada por reuniões periódicas.
            Valendo-se, para tal, da mídia local, das redes sociais e do boca a boca para espalhar a notícia de que essa sociedade foi criada.
            Então, há de se recolher os dados da Secretaria de Segurança, reportagens (mesmo que da mídia chapa-branca – afinal, os amigos dos comunistas são nossos inimigos), o relato de vítimas, de testemunhas, a opinião da polícia e dos agregados e colocar essa informação no quadro branco. Cruzá-la e identificar padrões. Para, por fim, se estipular um ranking da delinquência. A fim de saber se se priorizará, por exemplo, o combate ao latrocínio, à invasão de residências ou o roubo de carros.
            E, a partir daí, definir a estratégia de ação. Cujo êxito dependerá, exclusivamente, da disciplina de cada membro.



Anterior




Peça ao seu jornaleiro de confiança os livros da coleção “O Sangue Derramado” e ajude a desenterrar a literatura mal-assombrada do Brasil.



PROMOÇÃO DE NATAL

De 06 a 13 de dezembro de 2017, os livros " O Amante Secreto ", " A Quadrilha das Misses Assassinas ", " Os V...

JORNAL "O MOCHILEIRO" - receba os artigos do blog mais sacana da paróquia em seu e-mail.

INVISTA NO NOSSO BLOG, ADQUIRINDO OS PRODUTOS AQUI ANUNCIADOS.