quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Coluna Luiz Carlos Alborghetti: VIGILÂNCIA DE BAIRRO - INTRODUÇÃO

            É sabido que desde a promulgação da Constituição Brasileira, em 1988, o crime se tornou uma atividade quase legal.
            E, por isso, em todo litoral, o negócio descambou, a ponto de que tenha gente que, numa espécie de “Síndrome de Estocolmo”, veja graça em seus artífices.
            Porém, o jogo pode ser virado. Dado que o artigo 25 do Código Penal Brasileiro reza que: “Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repeli injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”. Viabilizando o que, nos Estados Unidos, em 1972, pela Associação Nacional de Xerifes foi oficializado sob a alcunha de “Programa Nacional de Vigilância de Bairro”. Que consiste em transformar cada rua de uma determinada localidade em uma cidadela.
            Sempre se levando em conta que os norte-americanos já enviaram o homem à Lua e os brasileiros não conseguem projetar uma ciclovia que preste.
            E, assim, adaptá-lo, a partir do princípio de que deve ser executado por quem tem tempo de sobra. Depois, definindo as suas funções. Como a de “Coordenador de Bairro”. Que é quem zelará pela ordem; fazendo diligências e se sociabilizando com a vizinhança. E, em seguida, a de “Capitão de Rua”. O qual fechará o elo entre o cidadão e a polícia, sempre que algo sair do eixo. Para, então, se elaborar a cadeia de contatos. Que será do Coordenador com os moradores, deles, com o Capitão, do dito, com a autoridade competente e o Coordenador e, deste, com a mídia. Afinal, sempre é bom espalhar a notícia de que um ladrão está indo em “cana”.



Ulterior





Peça ao seu jornaleiro de confiança os livros da coleção “O Sangue Derramado” e ajude a desenterrar a literatura mal-assombrada do Brasil.



Financie o Mochileiro Místico

https://apoia.se/mochileiromistico

COMBUSTÍVEL, METAL E POEMA: CROOKED BOY (O NOVO EP DO RINGO)

Agora, às 10:30pm, ocorrerá, no VK, a live "COMBUSTÍVEL, METAL E POEMA: CROOKED BOY (O NOVO EP DO RINGO)", que tratará da nova...