quarta-feira, 26 de abril de 2017

Coluna SNACK BAR - O Lado B da Humanidade: A SEGUNDA DIVISÃO DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO

            No Brasil, algumas editoras de pequeno e médio porte cultivam uma prática que as colocam à beira da canalhice. Não indo a diante, pois, essa pequenez de pensamento não as faz ir para a direita ou se embrenhar na esquerda de vez. Com isso, se mumificando dentro da segunda divisão do mercado editorial brasileiro.
            Tudo porque, em troca da publicação de um original, elas exigem que o escritor perverta a sua sina, que é escrever, e adquira algo em torno de U$2500,00 em livros. E, depois, saia por aí, tentando recuperar o investimento.
            Isso, quando não jogam um papo de que ele só pagará pela revisão e pela ilustração, e lhe dão um contrato leonino. Que não é claro sobre o seu encargo. Mas objetivo é quando a multa pela rescisão do mesmo; que, em geral, rodeia os U$1500,00.
            Tudo com o argumento de que estariam publicando um desconhecido.
            Quando é a editora que deve torná-lo notório. Promovendo eventos, investindo em campanhas publicitárias, que aproxime o produto do público-alvo, e, até, faturando “um extra” com a criação de itens promocionais. Assim, transformando as páginas em notas. E os livros em maços polpudos de dinheiro.
            De cada qual o autor só receberá 10% do valor de capa.
            Enquanto que as editora estão respaldadas no Artigo 150, inciso VI, alínea D, da Constituição Brasileira, que diz: “Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: instituir impostos sobre: livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão”.







Peça ao seu jornaleiro de confiança os livros da coleção “O Sangue Derramado” e ajude a desenterrar a literatura mal-assombrada do Brasil.



NOTÍCIAS...

No sábado, dia 21 de outubro de 2017, às 01:00pm, ocorrerá a Palestra sobre Culinária Japonesa - cujo tema é Sushi ; e será ministrad...

JORNAL "O MOCHILEIRO" - receba os artigos do blog mais sacana da paróquia em seu e-mail.

INVISTA NO NOSSO BLOG, ADQUIRINDO OS PRODUTOS AQUI ANUNCIADOS.