sexta-feira, 14 de março de 2014

A ILHA DA FANTASIA (O Ensaio de Nanda Costa para a Playboy)

            Entre os ícones televisivos do Século XX está “A Ilha da Fantasia”. Um seriado que teve a trama esquematizada sobre a estrutura metafórica de um compasso. Posto que se apoiava sobre dois personagens permanentes e os circundava com histórias românticas.
            Como dupla principal tendo o Tattoo – que foi imortalizado por Hervé Villechaize –, como coadjuvante, e, como protagonista, o Senhor Roarke – que foi interpretado por Ricardo Montalbán.
            Logo, é um reflexo utópico da distopia cubana. Ora que, em Cuba, os turistas dispõem de meretrizes para realizarem suas excentricidades, depois, tanto quanto na série, a população é sempre ignorada, e, comumente, o Senhor Roarke é representado por Fidel Castro, enquanto o Tattoo está simbolizado na figura de Che Guevara.
            Tudo porque em um lugar em que (oficialmente) foi abolida a “luta de classes” vigora o “mais igual dos iguais”. O cidadão que é tão comum que (oficialmente) é quase invisível. Apenas distinguível sendo pelos sobrenomes “Castro” e “Guevara”.
            Como consta em “Habana Libre”. Um livro cuja autoria é do artista plástico Michael Dweck. Que, por meio de fotos em P&B, retrata o glamour da burguesia cubana. Ou seja, de uma juventude que se vale de sua ascendência para curtir as benesses daquilo que o sistema socialista condena, enquanto impõe aos demais os limites que venera.
            Assim, a edição de Nº459 da Playboy de agosto de 2013 esmiuçou um pouco da faceta mais nebulosa da ditadura cubana. Já que, sob o olhar do fotógrafo Bob Wolfenson, ela explora o desalento da prostituta cubana. Que, inicialmente, se entretém com a própria fome, com o fim de não se abater com a monotonia de esperar que um homem a queira. E, depois de exercitar o seu ofício, tenta não se importunar com a ideia de que outro a rejeite, por causa do cheiro que lhe impregnou a pele.
            E assim, o ensaio joga uma mulher com corpo de “direita” sobre um cenário de “esquerda”. Pois uma mulher que faz sexo em troca de um maço de cigarros jamais teria um corpo como o de Nanda Costa.
            Aliás, ela apenas acentua a decadência em que se afunda a ilha. Que é alardeada como uma consequência do “embargo norte-americano”. O que é uma falácia! Já que o responsável por isso é Fidel Castro. Que aparenta ser acometido por um distúrbio bipolar. Visto que, por um lado, ele se gaba de ter expulsado os gringos de Cuba, e, pelo outro, os culpa por não quererem voltar.
            Todavia, Nanda utiliza sua habilidade interpretativa para se tornar tão bagaceira quanto qualquer rapariga de Cuba. Tanto que, em algumas fotos, ela se confunde com os elementos da paisagem. Ao se “desmantelar” com o molejo típico de uma pessoa que se conformou com o fato de que a sua existência se reduziu à perpétua certeza de que a vida a abandonou. Com o adendo de que muito do seu charme está no meio de suas pernas. Onde paira um misto de fetiche com mistério. Pois a vagina é ocultada por uma vasta nesga de pelos.
            Doravante, em sua entrevista, Nanda relata dois distintos e inalienáveis episódios.
            Sendo que, no primeiro, há uma mostra da dialética esquerdista. Quando uma sessão de fotos, na praia de Malecón, interrompida foi por um policial, que ultrapassou os limites da sua autoridade e achacá-la com um “chaveco”. Pois, ao reconhecê-la como a estrela de uma novela, disse: “Pena que não posso tirar uma foto contigo, pois estou fardado”.
            No segundo, ela descreve a estirpe de um cidadão cubano. O qual, ante o inusitado, tem uma reação que se equipara com a de um chimpanzé, diante do que lhe é imponderável. Visto que o dito invadiu a barbearia, onde realizada era uma das sessões fotográfica, e “começou a gritar: ‘Te quiero, mi amor... Te quiero!’”; ao que ela, por fim, conclui: “Eu, séria, concentrada e pelada, e o cara falando putaria...”



Financie o Mochileiro Místico

https://apoia.se/mochileiromistico

RECORD STORE DAY 2024 NO MAIN STREET MUSIC

Agora, às 10:30pm, ocorrerá, no VK, a live "RECORD STORE DAY 2024 NO MAIN STREET MUSIC", que tratará do Dia das Lojas de Disco...